skip to content

CAPES abre novo edital para Programa Caminhos Amefricanos

Estão abertas as inscrições para uma nova edição do programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Participam desta edição as seguintes instituições: a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO (México) e a Universidad de Panamá (Panamá).

O Caminhos Amefricanos tem como objetivo contribuir para a promoção da igualdade racial no Brasil por meio da cooperação internacional, estimulando a produção e a troca de conhecimentos com países africanos, latino-americanos e caribenhos. A iniciativa fortalece a formação inicial e continuada, incentiva a pesquisa e a inovação e promove a implementação das diretrizes para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, distribuídas igualmente entre os três países, com financiamento para participação em estudos, ações formativas, eventos científicos e visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário on-line da CAPES, disponível em https://inscricao.capes.gov.br, conforme as normas e prazos estabelecidos no edital. A submissão implica a aceitação integral das condições previstas.

Entre os participantes de edições anteriores está Dalyson dos Santos Oliveira, estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que participou de um intercâmbio de 15 dias na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, capital de Angola. Saiba mais sobre a experiência do aluno em https://ufop.br/noticias/pesquisa-e-inovacao/estudante-da-letras-participa-do-programa-caminhos-amefricanos-em

 

Acesse aqui para saber mais sobre o programa.