A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP torna público o Edital 08/2022/DRI, o qual tem por objetivo selecionar 02 estudantes de graduação para mobilidade acadêmica no âmbito do programa MUL - Grant for Incoming (MULgraIN) da Montanuniversität Leoben (MUL), Áustria. A mobilidade ocorrerá entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 e os estudantes deverão cursar no mínimo 5 disciplinas (mínimo de 20ECTS), em alemão ou em inglês.

A Montanuniversität Leoben é uma antiga e renomada universidade da Áustria que oferece programas acadêmicos internacionais em estreita ligação com a tecnologia e a ideia de economia verde. Mais informações sobre a universidade estão disponíveis em https://www.unileoben.ac.at/en/.

O programa MUL - Grant for Incoming (MULgraIN) foi recentemente implementado pela universidade austríaca como forma de incentivar e facilitar a realização de mobilidade acadêmica por parte de estudantes de instituições parceiras selecionadas.  O auxílio consiste na oferta de acomodação gratuita em quarto individual no alojamento “Mineroom” e de um voucher de alimentação mensal no valor de 50 euros.  Os benefícios estarão disponíveis aos estudantes selecionados durante todo o período de mobilidade (por até 5 meses), com valor equivalente a 1900 euros.

A seleção será destinada a estudantes de graduação da UFOP matriculados em cursos correlatos aos da instituição austríaca parceira, quais sejam: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Química Industrial. Para se inscrever, o candidato deve cumprir requisitos relacionados à integralização do curso, rendimento acadêmico, proficiência na língua inglesa ou alemã (nível B2+), dentre outros requisitos. A lista completa de requisitos e documentos está disponível no Edital.

As inscrições ocorrerão entre os dias 30 de março e 10 de abril, por meio do formulário eletrônico disponível em https://www.dri.ufop.br/candidatura-alunos. Candidatos que desejem cursar disciplinas em inglês e que sejam classificados para a 2ª fase do processo seletivo terão a opção de realizar um teste de proficiência em língua inglesa que ocorrerá no dia 13 de abril, no período da tarde. O resultado final da seleção será divulgado no dia 25 de abril.

A Equipe DRI-UFOP solicita gentilmente a todos os candidatos que leiam o Edital com atenção antes de encaminhar dúvidas. Além disso, convida para a Sessão Informativa sobre o Edital que ocorrerá no dia 06 de abril, às 15h30min. O link da reunião pode ser acessado aqui.

Para conhecer mais sobre a Montanuniversität Leoben e sobre a experiência de estudantes da UFOP que já estiveram em mobilidade na instituição austríaca, confira as publicações do Passaporte UFOP, no Instagram da DRI (@driufop) e a lista “Intercambista Amigo”, disponível em nosso site.

Victor Henrique Lana Pinto

Curso: Economia