Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook

 


Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Ouro Preto está entre as melhores instituições de ensino listadas no
Impact Rankings da Times Higher Education (THE). Conforme o resultado publicado em 27 de abril, a UFOP ocupa o 12º lugar entre as instituições brasileiras, além de obter um resultado expressivo também no cenário estadual, ficando em 1º lugar entre as instituições de Minas Gerais.

 

Neste ano, a UFOP teve nota geral de 65.1 (em 100) e ocupa a posição 401-600 entre as 1.406 instituições de todo o mundo que foram listadas no Ranking (291 universidades a mais que em 2021). A avaliação baseia-se no desempenho das instituições em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A UFOP foi avaliada em todos os ODS, tendo destaque nos seguintes: 

  • ODS 4: Quality Education (Educação de qualidade). Nota 64.9. A UFOP está na faixa 201-300 entre as 1180 instituições avaliadas neste ODS.
  • ODS 5: Gender Equality (Igualdade de gênero). Nota 52.7. A UFOP está na faixa 301-400 entre as 938 instituições avaliadas neste ODS.
  • ODS 8: Decent work and economic growth (Trabalho decente e crescimento econômico). Nota 58.7. A UFOP está na faixa 301-400 entre as 849 instituições avaliadas neste ODS.

O ODS 17, Partnerships for the Goals (Parcerias e Meios de Implementação), foi obrigatório e avaliado em todas as universidades. Este visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável e a UFOP obteve nota 64.9 (faixa 401-600). 


A boa colocação da UFOP no ranking é consequência das inúmeras ações promovidas pela Universidade, como projetos de extensão, programa de bolsas acadêmicas, programa de assistência estudantil, políticas de diversidade e inclusão, dentre outras.

 

 

Confira o ranking completo

 

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Faby Torres

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México