O Projeto Welcome tem como objetivo auxiliar o público internacional em sua chegada e permanência na Universidade, além de promover atividades para integração com a comunidade acadêmica e com a cultura brasileira. Diante disso,  por meio do Projeto são realizadas diversas atividades com o objetivo de fomentar o diálogo intercultural e a integração.

No mês de abril e maio de 2022, o projeto buscou apresentar aos estudantes internacionais um pouco mais sobre a região onde estão localizados os campi da UFOP de Mariana e Ouro Preto. Para isso, ocorreram os seguintes programas:

Café Histórico

No dia 29 de abril, foi efetuada uma reunião via Google Meet com o objetivo de abordar a História de Ouro Preto e de Mariana. O evento contou com a participação do Prof. Francisco Eduardo de Andrade (DEHIS/UFOP), que trouxe aspectos importantes da história das cidades e do Brasil do período colonial até a atualidade.

Tour por Ouro Preto

No dia 30 de abril, ocorreu um tour presencial no Centro Histórico de Ouro Preto. Iniciando pela Praça Tiradentes, o grupo visitou o Museu da Inconfidência, a Igreja Nossa Senhora das Mercês, a Feira de Artesanato (Pedra Sabão), a Igreja de São Francisco Francisco de Assis, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e o Horto do Contos.

O tour contou com a participação de estudantes dos seguintes países: Chile, Colômbia, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo e Venezuela.

Visita ao Parque Estadual do Itacolomi

Considerando que as cidades de Ouro Preto e Mariana são cercadas por lindas montanhas e paisagens naturais, o objetivo da atividade de maio foi incentivar a conexão com a natureza por meio da visita ao Parque Estadual do Itacolomi, incluindo uma subida até o Pico do Itacolomi, que é um símbolo da região. Para acessá-lo, o grupo percorreu 12 km de trilha, tendo a oportunidade de observar a diversidade da vegetação presente no Parque e a bela visão panorâmica das cidades e das montanhas ao redor do Pico.

Alvaro Ivan Mendez Acuña

Curso: Engenharia de Controle e Automação