Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o edital 19/2022/DRI/UFOP para seleção de candidato ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, na instituição Reutlingen University (Alemanha), com início no primeiro semestre civil (março a julho) de 2023. O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional objetiva propiciar o intercâmbio entre estudantes de graduação da UFOP e de instituições estrangeiras conveniadas à UFOP de maneira a estreitar os laços de cooperação acadêmica, aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão.

A Reutlingen University, por meio de sua School of Informatics, oferecerá uma bolsa DAAD no valor total de 2.800 € (dois mil e oitocentos euros) a 1 (um) estudante da UFOP como forma de auxílio financeiro para custear a preparação da saída, a viagem, a estadia no exterior e/ou o retorno ao Brasil.

As inscrições estarão abertas no período de 05 e 16 de outubro de 2022 por meio de formulário disponível no edital.

Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos: ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFOP, exclusivamente nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação ou Sistemas de Informação, ter integralizado 4 semestres acadêmicos, apresentar coeficiente de rendimento acadêmico superior a 6.5 (sem reprovações) ou igual ou superior a 7.0 (com reprovações), não estar apto a colar grau e ser aprovado no teste de proficiência em inglês (conforme descrito no edital).

O candidato selecionado, ao retornar de sua mobilidade, deverá participar do Seminário de Internacionalização (SEINTER), evento realizado durante o Encontro de Saberes da UFOP, conforme as regras editadas para o evento a cada ano.

Para realizar a inscrição e saber mais informações acesse o Edital.

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil
Universidade de Destino: Universitat Bielefeld - Alemanha