A Diretoria de Relações Internacionais torna público o Edital de Seleção de Estudantes da UFOP para a competição “Living Lab Biobased Battle”, organizada no âmbito do programa Living Lab Biobased Brazil. O programa é o resultado de uma parceria entre Holanda e Brasil com foco em economia de base biológica, concentrando-se em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. É formado por universidades, empresas e governos de ambos os países, com o objetivo de internacionalizar ainda mais o ensino superior e estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação.

Como uma das ações do Programa, a “Living Lab Biobased Battle” é uma competição internacional de bioeconomia por meio da qual estudantes de instituições brasileiras e holandesas trabalham para desenvolverem propostas inovadoras de solução para um desafio apresentado. Estudantes de cada país trabalham em grupos com membros de diferentes áreas de formação, e contribuem a partir de dinâmicas interdisciplinares e orientações de professores e profissionais da área.

Na edição deste ano, 2022, o tema escolhido refere-se à destinação dos resíduos de café, com o objetivo de encontrar uma ideia viável (financeira, técnica e socialmente) para a reutilização desses resíduos.

Serão oferecidas 10 vagas para estudantes de graduação ou mestrado da UFOP. O evento se dará integralmente de forma remota, entre os dias 07 e 10 de novembro, com atividades síncronas das 08h30min às 12h30min (horário de Brasília). Ademais, um certificado com carga horária de 20 horas será concedido a todos os participantes da competição.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, de 10 de outubro até 19 de outubro, disponível no edital.

Para mais informações sobre a competição, acesse

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas