A Campus France Paris está com candidaturas abertas para o programa Eiffel de bolsas de excelência para o ano de 2023. O Programa é desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores da França para atrair os melhores estudantes estrangeiros para cursos de mestrado e doutorado em instituições francesas.

O programa tem como objetivo formar futuros líderes internacionais para atuar nos setores público e privado, contemplando 7 áreas de estudos divididas em 2 campos disciplinares:

Ciência e Tecnologia

Biologia e saúde
Transição ecológica
Matemática e digital
Ciências da engenharia

Ciências Humanas e Sociais

História, língua e civilização francesa
Direito e Ciências políticas
Economia e gestão

Para candidatos a realizar o Mestrado na França é preciso ter, no máximo, 25 anos na data de avaliação do dossiê e para o Doutorado, o limite de idade é 30 anos. A bolsa mensal é de 1.181 euros para o Mestrado e 1.700 euros para o Doutorado.

As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelas instituições, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France de Paris serão desconsideradas.

Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem manifestar seu interesse às instituições francesas, que indicarão os documentos necessários para a inscrição e, por sua vez, terão até 10 de janeiro de 2023 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris.

Sobre a Campus France Brasil e outras oportunidades

O Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. O Campus France Brasil é o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior, e está presente em mais de 120 países.

A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

O serviço prestado pelo Campus France destina-se a brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil, maiores de 18 anos, que desejam iniciar ou continuar seus estudos na França nas modalidades de graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, estágio, Au Pair, doutorado ou curso de francês.

A partir de 1º de outubro, o Campus France Brasil recebe candidaturas para graduação ou pós-graduação na França para o ano letivo 2023-2024. A aplicação é feita através da plataforma on-line Etudes en France, onde é possível indicar diversas formações através de um único dossiê.

O processo seletivo é baseado, sobretudo, na análise do percurso acadêmico e motivações do candidato. Além da avaliação da documentação, que deve ser enviada entre o final de dezembro e o início de janeiro (consulte o calendário), é necessária a realização de uma entrevista presencial. Todos os detalhes sobre as candidaturas via Campus France estão acessíveis na página.

Para mais informações, acesse.

Faby Torres

Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México