A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o edital 21/2022/DRI/UFOP  para seleção de propostas de estágios na UFOP por parte de
professores que desejarem receber estagiários estrangeiros presencialmente ou remotamente no ano de 2023. O edital é destinado à seleção conjunta de estagiários estrangeiros no âmbito de três programas:

• O programa Living Lab Biobased Brazil, que é o resultado de uma parceria entre Holanda e Brasil com foco em economia de base biológica, concentra-se em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. As vagas de estágio a serem oferecidas em projetos da UFOP relacionados com a temática do programa Living Lab Biobased Brazil serão destinadas a alunos de graduação das universidades holandesas parceiras.
  • A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, que objetiva promover o intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando uma experiência prática relevante dentro da área de formação. Por meio do IAESTE, o estudante estrangeiro tem a possibilidade de realizar estágio na sua área de estudo, além de receber auxílio para cobertura de suas despesas básicas com alojamento e alimentação (no caso das vagas presenciais). Para esta opção, é também possível a oferta de estágios na modalidade remota.
  • Convênios bilaterais.  A UFOP possui acordos de cooperação acadêmica com diversas instituições estrangeiras ao redor do mundo, o que abre a possibilidade para a recepção de estudantes estrangeiros regularmente matriculados em tais instituições para atuarem como estagiários na UFOP. Para esta opção, é também possível a oferta de estágios na modalidade remota.

A partir do Edital, serão selecionadas propostas para um período de 03 a 06 meses, no primeiro e/ou segundo semestre de 2023. Os estagiários selecionados para vagas presenciais deverão cumprir uma carga horária máxima de 30 horas semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente no período de 24 de outubro a 06 de novembro de 2022 por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui.

Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos: Ser servidor docente efetivo em efetivo exercício; Informar o idioma e nível de proficiência exigidos e, em caso de orientação de estagiário em língua estrangeira, possuir domínio do idioma proposto para a vaga de estágio. No caso de oferta de vaga no âmbito do programa Living Lab Biobased Brazil, é necessário possuir projeto de pesquisa relacionado à economia de base biológica (tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável), temática do Living Lab Biobased Brazil, com estrutura para a recepção de estagiários.

Para realizar a inscrição e saber mais informações acesse o Edital.

Wellington Spinola

Universidade de Destino: Savannah College of Art and Design - Estados Unidos