Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook

Redes de Cooperação


Com o objetivo de incentivar a internacionalização, a UFOP faz parte das seguintes redes de cooperação:

 

Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI)

 https://faubai.org.br/wp-content/uploads/2021/01/faubaitop-300x52-1.png

 

A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras.

A associação atua na ampliação do processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, na promoção do sistema de educação brasileira no exterior e na capacitação profissional de seus associados.


Saiba mais em http://faubai.org.br/pt-br/ 

Texto retirado do site oficial da FAUBAI.

 

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB)

 

GCUB BRASIL - Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras


O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras. 


A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral. 


A UFOP faz parte do GCUB desde a sua criação e participa de diversos programas que possibilitam o recebimento de estudantes internacionais, como o Programa Bolsas Brasil PAEC-OEA, ProAfri, PROLAC. Para obter mais informações sobre estes programas, acesse nosso menu “Programas”.


Além disso, por meio do GCUB, a comunidade da UFOP tem acesso a programas de mobilidade internacional, cursos de cultura, de idiomas, além de descontos para realização de testes de proficiência e acesso a diversos eventos promovidos pelo Grupo.


Saiba mais em https://www.gcub.org.br/


Texto retirado do site oficial do GCUB.


Por intermédio do Instituto Cervantes, instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos, o GCUB fornece mensalmente uma série de benefícios no aprendizado da língua espanhola à comunidade acadêmica da UFOP. São esses: Prova de nivelamento gratuita; Carnê virtual da biblioteca gratuito; 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília); 25% de desconto na realização do exame de proficiência do Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicam o desconto de 25%). Os benefícios são válidos para todas(os) as(os) estudantes regulares, de graduação e de pós-graduação, e para todos e para todos as(os) servidoras(es) docentes e técnico-administrativas(os) da Universidade e para acessá-los é necessário manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário disponível aqui.

 

O desconto de 15% na realização do teste de proficiência em língua inglesa TOEFL iBT, corresponde a outro desconto oferecido mensalmente por meio do GCUB. Este, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), é oferecido para todos(as) os(as) professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) da Universidade.


 

Rede Uniminas

 

A Rede Uniminas tem o objetivo de promover a internacionalização do ensino superior no estado de Minas Gerais e é formada por representantes dos setores de relações internacionais das instituições participantes.

 

A Rede Uniminas é formada por 15 instituições de ensino superior mineiras: 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) 

Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

 

 

 

 

 

Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)


A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. A Associação é formada por mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM). A missão da AULP é facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo, por meio do estímulo à investigação e ao intercâmbio de alunos e docentes e da proposta de contínua reflexão através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos.

Saiba mais em: http://aulp.org/quem-somos/missao/

Texto retirado do site oficial da AULP.

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Max Pedro da Silva

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Destino: Parsons The New School For Desing - Estados Unidos