UFOP recebe visita de professor da Universidad Antonio Nariño (Colômbia)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP recebeu durante o mês de março a visita do Prof. Dany Andrey Latorre Méndez, da Universidad Antonio Nariño (UAN), Colômbia, para uma visita à UFOP e às cidades de Ouro Preto e Mariana.

O Prof. Dany é um antigo parceiro da UFOP, sendo responsável por ministrar cursos de espanhol para alunos, TAEs e docentes da UFOP há quase 3 anos. Desta vez, o objetivo de sua visita foi desenvolver de forma gratuita cerca de 100 horas de atividades acadêmicas na UFOP. Ao longo de 3 semanas (de 13 a 31 de março), ele ministrou cursos de curta duração, aplicou testes de proficiência e participou de conferências e encontros, fortalecendo a parceria entre a UAN e a UFOP.

Alguns dos cursistas que participaram das aulas com o Prof. Dany nos contaram como foram suas experiências pessoais e acadêmicas adquiridas durante a visita do Prof. Dany.

Edilson Lopes, graduando em Ciência e Tecnologia de Alimentos, relata que a experiência foi bastante positiva. Do seu ponto de vista, o curso trouxe valores culturais, éticos e sociais da língua espanhola de forma dinâmica e profissional. “Esta experiência foi maravilhosa. A troca de conhecimentos e a convivência com colegas de outras culturas… tudo isso faz parte do crescimento humano!”.

O curso também foi bastante proveitoso para aqueles que já possuem conhecimento na língua espanhola. Quem nos conta isso é a pós-graduanda em Engenharia Ambiental, Eliane Gonçalves. Segunda a estudante, ela já possuía certo conhecimento da língua, mas estava sem praticar há alguns anos. “As duas semanas de imersão na língua foram suficientes para ‘desenferrujar’ meu espanhol e aprender coisas novas. E sem dúvida despertou minha vontade de seguir praticando!”.

Para aqueles que são um pouco tímidos ao falar em outro idioma, o curso desenvolveu mecanismos de comunicação com diversas dinâmicas em grupo e atividades que proporcionaram uma maior familiaridade com o espanhol. Samara Moura, pós-graduanda em Saúde e Nutrição, relata um pouco da sua experiência: “Ao iniciar o curso estava retraída e com muita dificuldade para pronunciar outro idioma em público. Contudo, ao longo dos dias fui me sentindo mais segura e participando mais das atividades propostas pelo professor. A didática e os elementos utilizados como a culinária, dança e cultura tornaram o ensino prazeroso e facilitador, sendo fundamental para meu desenvolvimento.” Ela completa dizendo que oportunidades como essas trazem aprendizados distintos que podem ser utilizados em todos os âmbitos da vida, seja profissional, pessoal ou acadêmica.

A oportunidade também esteve à disposição  dos servidores Técnico-Administrativos e docentes da UFOP. Martinelly Martins, do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), conta como o curso a ajudou no contato com o público estrangeiro. “O curso de espanhol ministrado pelo Prof. Dany veio no momento em que planejava fazer um voluntariado de férias na Bolívia na área do meu curso de Conservação e Restauro. Como tive que escrever cartas e fazer ligações internacionais utilizando o espanhol, este curso me ajudou muito. Além do mais, pude conhecer estudantes da UFOP, tanto estrangeiros quanto brasileiros, e isso me deu uma outra percepção da universidade, visto que como trabalho no CEAD, o contato com esse público é bem restrito.”

Os estudantes de graduação em Engenharia Civil, Paulo Mapa e Matheus Faria e a graduanda em Pedagogia, Joana Ferri, ressaltam os aspectos positivos do curso e agradecem a dedicação do Prof. Dany ao ministrar as aulas. Paulo destaca que “o curso como um todo foi sensacional, muito bem estruturado, pensado e organizado. Foi uma ótima oportunidade de imersão na língua, que gerou segurança para poder comunicar e habilidades que só um professor nativo poderia passar!". Matheus concorda: “a presença de um professor nativo [foi um diferencial. Com sua ajuda e direcionamento, o processo de aprendizagem se tornou natural e tranquilo”. Joana também evidencia o trabalho realizado durante o curso. “O professor Dany é muito paciente e humano com seus alunos e nos deixou ensinamentos que vão muito além da língua espanhola. Meus sinceros agradecimentos para o professor e a DRI por oferecer oportunidades tão enriquecedoras.”

A DRI agradece a todos que participaram e se dedicaram aos cursos e ao Prof. Dany pela disponibilidade, atenção com os estudantes e entrega ao ministrar as aulas. Ficamos muito felizes pelo resultado desse trabalho em conjunto, e convidamos toda a comunidade da UFOP a participar dos cursos de idiomas oferecidos em parceria com universidades estrangeiras!