Professor da UFOP realiza mobilidade acadêmica na Rzeszow University of Technology (RUT) na Polônia

Em janeiro de 2023, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgou o Edital 01/2023/DRI - Programa Erasmus + de Mobilidade Internacional - Polônia - Docentes em que selecionou um professor para realização de mobilidade acadêmica na Rzeszow University of Technology.

O docente Saul Emanuel Delabrida Silva, vinculado ao Departamento de Computação (DECOM) e aos Programas de Pós-Graduação em Computação (PPGCC) e em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (PROFICAM) da Universidade Federal de Ouro Preto, foi o selecionado para participar dessa mobilidade.

A visita teve duração de cinco dias e aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio de 2023.  O objetivo principal dessa mobilidade foi apresentar pesquisas relacionadas à inteligência artificial e edge computing desenvolvidas pela UFOP, além de identificar oportunidades de parcerias e discutir um plano de ação que possa gerar atividades futuras entre as universidades. O professor realizou visitas a laboratórios, apresentou e participou de aulas e seminários, e esteve presente em reuniões com professores da RUT.

O programa europeu Erasmus+ apoia iniciativas relativas à educação, à formação profissional e técnica, a questões da juventude e aos esportes e tem por objetivo fortalecer as relações acadêmicas entre as universidades, promover o intercâmbio entre estudantes, professores e técnicos e incentivar a experiência acadêmica internacional aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Sobre a parceria entre a UFOP e a RUT

O primeiro acordo Erasmus+ entre a UFOP e a Rzeszów University of Technology (RUT) foi assinado em 2016. Já em 2021 um acordo de cooperação acadêmica mais amplo foi assinado, contemplando outras ações além da participação em projetos Erasmus+.

Desde 2016, os projetos entre a RUT e a UFOP têm sido aprovados pela Comissão Europeia, possibilitando o financiamento de mobilidades de servidores técnico-administrativos e docentes de ambas as instituições.

Para mais informações sobre o Programa Erasmus+, acesse.