UFOP recebe visita de professora da Rzeszów University of Technology (Polônia)

A UFOP, no âmbito do  Programa Erasmus+ de Mobilidade Internacional para Docentes, recebeu, neste mês de julho, a professora Bernardeta Dębska, da Rzeszów University of Technology (RUT), Polônia.

A visita aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho de 2023, tendo como objetivo principal discutir as pesquisas conduzidas entre a UFOP e a RUT, identificar novas oportunidades de parcerias entre as universidades e discutir um plano de ação que possa gerar atividades futuras na área de materiais de construção.

Nos dias 11 e 12 de julho, a professora Bernardeta visitou diversos laboratórios da UFOP: Construção Civil, Materiais de Construção, Saneamento Ambiental, Hidráulica, Ferrovias e Asfalto, Estruturas, Pirometalurgia e o NanoLab. A visitante foi acompanhada pelo professor Guilherme Brigolini (DECIV/EM), bem como por vários mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC).

Também no dia 12 de julho, pela tarde, a professora realizou uma apresentação sobre suas atuais pesquisas, nas quais desenvolve estudos sobre cimentos álcali-ativados. Bernardeta proferiu a palestra “Concrete-like polymer composites modified with waste and designed using experimental planning methods”, abordando discussões sobre classificação, definições, propriedades e aplicações de compósitos poliméricos e os problemas e possibilidades de modificação de resinas compostas com materiais residuais.

Por fim, no último dia de visita, o Prof. Guilherme e a Prof. Bernardeta realizaram reuniões em conjunto para discussão de novos projetos em parceria com a RUT, estreitando ainda mais os laços entre a UFOP e a RUT. A DRI e os professores envolvidos seguem em contato para tratar das próximas ações que envolvem essa importante parceria.