DRI realiza reunião de boas-vindas e visita ao Instituto Inhotim com alunos estrangeiros

No dia 18 de agosto de 2023 a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realizou a Reunião de Boas-Vindas para os alunos estrangeiros ingressantes na UFOP no semestre letivo de 2023/2.

O encontro  teve como objetivo apresentar a Universidade e fornecer orientações sobre a vida acadêmica e estadia no Brasil, contando com a participação da equipe da Diretoria de Relações Internacionais: Anderson Gamarano, Diretor de Relações Internacionais, e Ana Clara Nobiling e Clarissa Lemos, bolsistas do Projeto Welcome da DRI.

A reunião destinou-se à recepção de 8 novos alunos do programa GCUB Mob e de acordos bilaterais, vindos da Argentina, México, Moçambique, Peru e Rússia para os cursos de pós-graduação de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Evolução Crustal e Recursos Naturais, Saúde e Nutrição, os demais para graduação sanduíche.

Já no dia 27 de agosto, para dar início às atividades do segundo semestre do Calendário Cultural de 2023, a equipe do Projeto Welcome da DRI realizou a “Visita ao Instituto Inhotim” com os alunos estrangeiros da UFOP.

Ao todo estiveram presentes 49 participantes, dentre os quais alunos estrangeiros vinculados aos programas GCUB-MOB, Graduação sanduíche e PEC-G, vindos dos seguintes países: Angola, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Guiné-Bissau, México, Moçambique, Nigéria, Peru, Polônia, Rússia, Timor Leste e Venezuela, além de membros da equipe DRI e apoiadores do Projeto Welcome.

Os alunos foram conhecer o Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto do mundo e jardim botânico. Na parte da manhã foi realizada uma visita conjunta mediada pela museóloga Betânia dos Anjos. Nesse período, foram visitados os trabalhos de Hélio Oiticica, Yayoi Kusama, Cildo Meireles e Edgard de Souza. Já na parte da tarde, eles puderam explorar o Inhotim e seguir um roteiro livre. Apesar do clima chuvoso, os estudantes internacionais relataram que gostaram muito do passeio, que puderam conhecer melhor o Parque e teriam interesse de voltar.