Festa Junina DRI e Tour por Mariana: o Calendário Cultural segue a todo vapor!

Seguindo a programação do Calendário Cultural 2024, no mês de junho a equipe do Projeto Welcome da DRI realizou duas atividades com os alunos estrangeiros da UFOP: a Festa Junina DRI e o Tour por Mariana.

Participaram das atividades estudantes de diferentes países, como: Angola, Camarões, Colômbia, Chile, Estados Unidos, França, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, México, República do Congo e São Tomé e Príncipe.

Para dar início ao mês de São João, no dia 14 foi realizada a Festa Junina DRI. Os alunos tiveram duas aulas de dança antes do grande dia, ministradas pela aluna do curso de Educação Física, Ana Luísa Silva Bastos, para aprender passos básicos do forró e da tradicional quadrilha junina. No dia do arraiá todos participaram de brincadeiras e da apresentação da quadrilha, incluindo os estudantes que não participaram das aulas. A festa contou com diversos pratos típicos dessa época do ano como cachorro-quente, canjica e paçoca.

Já no dia 29 aconteceu a segunda atividade do mês: um Tour pela Primaz de Minas. Os estudantes conheceram diversos pontos turísticos de Mariana. O percurso contou com uma visita a Praça Minas Gerais e suas duas igrejas, à Câmara Municipal de Mariana e à Igreja São Pedro dos Clérigos, onde os alunos puderam subir até uma de suas torres. Além disso, também visitaram a Catedral da Sé, a Praça Gomes Freire, popularmente conhecido como Jardim, e dois museus: o Museu de Mariana, voltado para a história da cidade e sua cultura, e o Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens, que conta sobre a história do escritor mineiro.