UFOP expande parcerias para a oferta de cursos de idiomas e inicia o curso de Língua e Cultura Chinesa

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com o Núcleo de Línguas (Rede Andifes-IsF), segue promovendo ações relacionadas ao ensino e ao aprendizado de idiomas estrangeiros, de forma a expandir a cooperação da UFOP com instituições parceiras e a incentivar o processo de internacionalização da Universidade.

Desde 2020, a parceria com a Universidad Antonio Nariño (Colômbia) tem viabilizado a oferta do curso de Espanhol e de Português como Língua Estrangeira (PLE), que em setembro de 2021 iniciou o terceiro módulo, contemplando 24 estudantes de cada uma das instituições. E por meio da parceria com a Reutlingen University (Alemanha), em março de 2021 teve início a primeira turma do curso de Alemão - nível básico e a partir de setembro, uma nova turma do mesmo nível foi aberta, sendo então beneficiados 32 estudantes da UFOP.

Além dos cursos de Alemão e Espanhol para os estudantes da UFOP e PLE para estudantes da Universidad Antonio Nariño, no dia 27 de setembro, iniciaram-se as aulas dos cursos de Língua e Cultura Chinesa e PLE, provenientes da nova parceria da UFOP com a instituição chinesa Hebei Geo University (HGU), firmada em maio de 2021.

Ministrado pela professora Sun Yi, o curso de Língua e Cultura Chinesa contempla 28 participantes da comunidade acadêmica da UFOP, divididos em duas turmas, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnico-administrativos. O curso de Português como Língua Estrangeira também conta com duas turmas, cada uma com 15 estudantes da HGU, e as aulas são ministradas pelos professores bolsistas, estudantes de Letras da UFOP, Almiro Ébani Neto e Samuel Martins, os quais são orientados pela Profa. Anelise Dutra, Coordenadora do Curso de Letras e Coordenadora Pedagógica de PLE do Núcleo de Línguas da UFOP (Rede Andifes-IsF).

A primeira aula do curso online de Português como Língua Estrangeira ocorreu no dia 27 de setembro, às 8h. Além dos 30 estudantes da Hebei Geo University (HGU) selecionados para o curso, também participaram da abertura o Diretor de Cooperação Internacional, Fu Tianjun, o Coordenador de Idiomas, Zheng Cheng, a Professora de Língua e Cultura Chinesa, Sun Yi, a Diretora de Relações Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz e os professores bolsistas do curso de PLE, Almiro Ébani Neto e Samuel Martins. O Diretor de Cooperação Internacional da HGU manifestou a satisfação da instituição chinesa em iniciar os cursos de idiomas junto à UFOP, destacando a importância deste passo para a cooperação. O Coordenador de Idiomas e a Professora de Língua e Cultura Chinesa colocaram-se à disposição e ressaltaram a necessidade e o interesse por um maior conhecimento sobre a cultura do Brasil. Os professores Almiro Neto e Samuel Martins deram as boas-vindas aos estudantes e compartilharam seu entusiasmo em participar desta iniciativa de cooperação. Por fim, a Diretora de Relações Internacionais da UFOP agradeceu o interesse dos estudantes pelo curso e a colaboração de toda a equipe da HGU e da UFOP para a concretização desta ação que é um marco na história de ambas as instituições.

A expectativa é de que os cursos de Alemão, Espanhol e Língua e Cultura Chinesa tenham continuidade em 2022, e, se possível, que sejam ampliados o número de vagas e a diversidade de idiomas. Importante ressaltar que o curso de Português como Língua Estrangeira também continuará em 2022, considerando o constante atendimento aos estudantes internacionais matriculados na UFOP. O curso tem sido oferecido de maneira remota desde abril de 2020.