Embaixadora da França no Brasil realiza visita à UFOP

Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, esteve na UFOP na última sexta-feira, 26 de novembro, em visita à Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas.

A Embaixadora iniciou sua missão no Brasil em maio de 2020 e esta foi a sua primeira visita ao estado de Minas Gerais. Após reuniões com autoridades em Belo Horizonte, escolheu Ouro Preto como destino seguinte, incluindo a UFOP em seu roteiro. Em sua visita à instituição, a Embaixadora foi recebida na Biblioteca de Obras Raras  pelo Vice-Reitor da UFOP, Prof. Hermínio Arias Nalini Júnior, pela Diretora do Sistema de Bibliotecas e Informação, Gracilene Maria de Carvalho, pela Bibliotecária Cristiane Maria da Silva e pela Diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz. Também acompanharam a visita a Profa. Raíssa Palma, Diretora da Aliança Francesa de Ouro Preto, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, ambos ex-alunos da UFOP.

Durante a visita, o Vice-Reitor da UFOP contou um pouco da história da Escola de Minas e sua estreita conexão com a França, iniciada pelo fundador, Prof. Claude Henri Gorceix. A Bibliotecária Cristiane Maria da Silva compartilhou brevemente a história da Biblioteca de Obras Raras e sua importância, além de apresentar algumas das mais raras e belas obras que a Biblioteca abriga, como o livro Histoire naturelle des oiseaux (1770), do naturalista francês Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon. A Bibliotecária explica que a Biblioteca de Obras Raras possui mais de 30.000 volumes, entre livros, periódicos, mapas entre outras publicações, sendo a maioria em língua francesa.

A Embaixadora, que tem grande interesse por questões ambientais, geográficas e históricas, disse ter ficado encantada com as obras, principalmente com as ilustrações feitas à mão, e classificou como “magnífica” a Biblioteca. A Embaixadora espera poder retornar em outra oportunidade e conhecer mais a UFOP.

Para o Vice-Reitor da UFOP, a visita da Embaixadora da França foi importante para “mostrar e divulgar um pouco da história da Universidade, da Escola de Minas”, considerando que “grande parte dos livros da Biblioteca de Obras Raras mostra o vínculo da França com o Brasil, não só pela fundação da Escola, mas pelo fato de que grande parte da literatura que está na Biblioteca é de origem francesa”. O Vice-Reitor também destaca que a visita poderá abrir possibilidades para a busca de parcerias para projetos de restauração, divulgação e ampliação da Biblioteca de Obras Raras.