UFOP assina acordos de cooperação com universidades iranianas

A UFOP assinou, no segundo semestre deste ano, dois importantes acordos de cooperação com instituições iranianas. A cooperação reitera o intercâmbio cultural e educacional já existente entre o Brasil e o Irã há mais de 100 anos.

Em setembro de 2021 foi estabelecido o primeiro convênio com este país, por meio da assinatura de um acordo de cooperação acadêmica com a  University of Tehran (UT). Já no dia 08 de novembro, em cerimônia virtual, a Reitora da UFOP, Profa. Cláudia Aparecida Marliére de Lima, assinou o acordo entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Allameh Tabataba’i University (ATU), segundo acordo da UFOP com o Irã. Ambos os acordos preveem a mobilidade de discentes, docentes e técnico-administrativos de ambas as instituições, bem como a realização conjunta de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Representando a UFOP, participaram da cerimônia de assinatura do acordo com a ATU, além da Reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima: o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Thiago Cazati; a Diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Pinheiro Schultz; o Coordenador de Acordos e Mobilidades Internacionais da Diretoria de ReIações Internacionais (DRI), Anderson Antonio Gamarano; o Diretor do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Prof. Frederick Magalhães Hunzicker; a Professora do Departamento de Artes, Elisa Matilde Toledo Todd; a Vice-Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Prof. Helena Miranda Mollo; e a Chefe do Departamento de Letras, Prof.  Rita Cristina Lima Lages.

Representando a Allameh Tabataba’i University, participaram da cerimônia: o Presidente da Universidade, Prof. Abdollah Motamedi; o Vice-Presidente de Pesquisa, Prof. Seyed Jalal Dehghani Firoozabadi; a Diretora de Cooperação Acadêmica Internacional, Profa. Mandana Sajadi; a Diretora do Departamento de Língua Espanhola, Profa. Najmeh Shobeiri; o Expert em Acordos Internacionais, Ali Heydari e a Expert em Eventos Internacionais, Mandana Sajadi.

Também participaram da cerimônia, o Embaixador do Brasil no Irã, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, e o Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Hossein Gharibi. Ambos os Embaixadores parabenizaram a iniciativa de cooperação internacional e colocaram-se à disposição para apoiar as ações propostas, principalmente as ações relativas à promoção da língua e cultura persas e da língua portuguesa e cultura lusófona nas universidades que assinaram o acordo.

Ao final da cerimônia, a Profa. Elisa Matilde Toledo Todd, grande responsável pelo início das negociações com ambas as instituições iranianas, e o Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto recitaram trechos do poema “Vozes-Mulheres”, de Conceição Evaristo, em persa e em português, respectivamente.

Allameh Tabataba'i University:

A Allameh Tabataba'i University (ATU) foi fundada em 1984, a partir da união entre a “Escola de contabilidade e Finanças do Petróleo”, “Faculdade de Comércio de Teerã” e 25 outras universidades, faculdades e institutos e centros de educação superior. A Allameh Tabataba'i University conta com 48 cursos de bacharelado, 101 cursos de mestrado e 49 cursos de doutorado, 508 docentes (número referente ao ano acadêmico de 2017/2018) e é uma das mais prestigiadas instituições asiáticas e a maior universidade pública especializada em ciências humanas, cognitivas e sociais.

Site oficial da ATU:

Tehran University:

Fundada em 1934 como uma instituição moderna, a Tehran University (UT) é é uma das melhores universidades do Oriente Médio e do Mundo. A instituição oferece 111 cursos de bacharelado, 117 cursos de mestrado e 156 cursos de doutorado, possuindo uma grande competitividade para aprovação nos mesmos.

Site oficial da UT: