Encerramento da competição “Living Lab Biobased Battle” 2021

A competição Living Lab Biobased Battle, promovida pela parceria entre a UFOP e Avans University of Applied Sciences, ocorreu entre os dias 18 e 21 de Outubro de 2021. O evento faz parte do programa Living Lab Biobased Brazil, uma cooperação entre Brasil e Holanda.

Realizado anualmente em língua inglesa, a competição reúne participantes de instituições brasileiras e holandesas para propor soluções de problemas ambientais causados pelo setor industrial.

Neste ano, participantes da Avans University of Applied Sciences, da UFOP e da UFV reuniram-se de forma remota em grupos de 4 ou 5 estudantes. O tema escolhido refere-se à destinação dos  seguintes resíduos: domestic sewage, pulp and paper effluent, and/or brewery wastewater.  Os estudantes deveriam buscar soluções viáveis para reutilizar os resíduos a partir de conversas e debates em grupos.

Dos 10 grupos que competiram, 3 saíram vitoriosos. O Grupo C obteve a melhor pontuação, dando aos integrantes Aline da Silveira Carvalho (Arquitetura e Urbanismo - UFOP), Ilse de Kolster, Óscar Guaita Estellés e Mariia Kazakova (Avans University of Applied Sciences) o primeiro lugar.

O segundo lugar ficou com o Grupo H, composto pelos estudantes de Engenharia Civil da UFOP, Juan Pablo Lima de Souza e Lizandra Benvenuti de Oliveira Couto, além de Pim Van Baardewijk e Germán Regalado Arenillas (Avans University of Applied Sciences).

O terceiro lugar, por sua vez, ficou para o Grupo B, formado por Carolina de Oliveira Cunha (Engenharia Civil - UFOP), Booke de Jong, Anahita Pandey, Lina Airault (Avans University of Applied Sciences).

A DRI agradece às instituições parceiras Avans University of Applied Sciences e Centre of Expertise Biobased Economy pela realização desta edição da competição Living Lab Biobased Battle com a UFOP. Agradecemos também a Profa. Júlia Mendes e o Prof. Guilherme Brigolini, ambos do Departamento de Engenharia Civil da UFOP, pela organização da iniciativa. Além disso, a DRI parabeniza cada estudante selecionada(o) pelo interesse, comprometimento e pela dedicação em participar da competição com ótimas ideias e soluções para os desafios propostos. Nossas congratulações especiais às(aos) alunas(os) dos três grupos que atingiram as maiores pontuações.

Acesse a página do Projeto e conheça mais do Living Lab Biobased Brazil.