Embaixada da Irlanda no Brasil promove concurso cultural com participação da UFOP

A Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo abriram o concurso cultural “Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros” a fim de explorar como a juventude brasileira interpreta o livro “Ulysses”, de James Joyce.

Em parceria com 18 universidades por todo Brasil, incluindo a UFOP, serão selecionados estudantes de graduação e pós-graduação para produzirem um mural em cada universidade e cada mural irá retratar uma interpretação de um dos 18 capítulos do livro.

O capítulo selecionado para ser interpretado pelos estudantes da UFOP é “O gado do Sol”.

James Joyce é um escritor irlandês e um dos maiores autores do século XX. Joyce se utiliza de diversos estilos narrativos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências. O ano de 2022 é muito importante para Irlanda pois neste ano comemora-se o centenário da publicação do livro “Ulysses”. A obra literária conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de junho de 1904. Ao longo dos capítulos Joyce descreve muito bem os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma um dia cotidiano em algo excepcionalmente interessante.

O(a) estudante participante da UFOP terá auxílio da Profª. Maria Rita Drummond Viana, do Departamento de Letras, para direcionamento durante a elaboração da interpretação visual e também para eventuais ajudas na interpretação do capítulo do livro Ulysses.

As inscrições estão abertas até 31 de março, e o(a) estudante interessado(a) deverá preencher o formulário de inscrição e desenvolver um esboço do mural.

A divulgação do resultado final acontecerá em abril, e logo após deverá começar a pintura dos murais selecionados, devendo estar prontos até 15 de maio.

O projeto selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.000.00, bem como receberá um valor máximo de R$ 2.000,00 para custeio do material necessário para a execução do mural.

Para maiores informações e acesso ao formulário de inscrição, visite o site oficial do concurso. Para demais dúvidas, contate as professoras:

Maria Rita: m.rita.viana@ufop.edu.br

Larissa Lagos: larissa.lagos@ufop.edu.br

Agradecemos ao aluno Alison, doutorando da professora Maria Rita, pela belíssima arte fornecida de Leopold Bloom, protagonista do livro, caminhando em frente ao ICHS.