UFOP retoma a recepção presencial de estudantes internacionais nos Campi

Depois de 2 anos afastados do Campus devido à pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta! É com muita alegria que tivemos a honra de receber presencialmente alguns de nossos estudantes internacionais.

No dia 15 de março, foram realizadas duas reuniões de boas-vindas com estudantes de pós-graduação, no Campus Morro do Cruzeiro, com o objetivo de apresentar a UFOP e fornecer orientações sobre a vida acadêmica e sobre a estadia no Brasil. Além dos estudantes e da equipe da Diretoria de Relações Internacionais, Coordenadores de Programas de Pós-Graduação também participaram das reuniões.

Já no dia 14 de março ocorreu a reunião online com estudantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) a qual contou com a participação de representante do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Entre estudantes que já haviam iniciado seus cursos remotamente em 2021 e que estão iniciando em 2022, a UFOP  está recebendo 31 estudantes vindos de 14 países:  Benim, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Holanda, Honduras, México, Moçambique, Nigéria, Venezuela e Turquia.

Os cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia e Medicina estão recebendo os estudantes PEC-G e os seguintes programas de pós-graduação também estão recebendo estudantes: Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Farmacêuticas; Direito, Ecologia de Biomas Tropicais, Educação Matemática, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Evolução Crustal e Recursos Naturais, Filosofia, Geotecnia, História e Química.

Além dos processos seletivos regulares, a UFOP tem recebido estudantes por meio de parcerias. Dentre elas, em 2022, há participantes dos seguintes programas: PEC-G (Ministério das Relações Exteriores), destinado a estudantes de graduação; e PAEC-OEA-GCUB e ProAfri (parcerias com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB); Living Lab Biobased Brazil (Holanda) e FARA/Tet-Fund (Nigéria), destinados a estudantes de pós-graduação.

No total, a UFOP conta atualmente com 84 estudantes internacionais, de 29 países, desenvolvendo atividades de graduação ou pós-graduação em 43 cursos/programas.

A DRI deseja as boas-vindas a todas/os estudantes que iniciam/retomam suas atividades nos Campi da UFOP e segue à disposição para prestar suporte no sentido de contribuir com a integração e permanência na Universidade.