Estudante da UFOP realiza mobilidade acadêmica internacional na Lakehead University (Canadá) por meio do programa programa ELAP

Em fevereiro de 2022, a DRI divulgou o edital de indicação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFOP a fim de participar do programa Emerging Leaders in the America’s Program (ELAP), para mobilidade acadêmica internacional na Lakehead University, no Canadá.

O programa ELAP foi instituído em 2009 pelo governo do Canadá com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo que fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. Para isso, o ELAP oferece oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses, nos níveis de graduação e pós-graduação.

Por meio de uma parceria com a Lakehead University, instituição de excelência em pesquisa, considerada uma das melhores instituições canadenses neste quesito, a DRI selecionou dois estudantes para o programa: uma estudante de graduação do curso de Música, e o estudante de mestrado em Ciência da Computação, Hugo Eduardo Ziviani, que foi aprovado na seleção final realizada pelo Department of Foreign Affairs, Trade and Development (DFATD).

O mestrando Hugo iniciou sua mobilidade no dia 4 de setembro de 2022. A experiência terá duração de um semestre acadêmico, mas desde já ele já compartilha conosco suas impressões:

"Ao chegar na universidade, tive a oportunidade de conhecer outros intercambistas em um encontro de boas-vindas com cerca de 30 estudantes, tive a oportunidade de conversar com todos. Após este bate papo reafirmei o sentimento de gratidão e privilégio que eu tinha diante de milhares de brasileiros que nem sequer tem acesso à educação ou alimento. Me senti no dever de retornar à minha comunidade de origem e retornar um pouco do "néctar" que me foi possibilitado.

De toda essa história, acredito que ficou um sentimento no meu coração: nós, estudantes intercambistas, de países subdesenvolvidos, encaramos o intercâmbio como uma oportunidade de crescer, modificar nossa realidade e nossa comunidade de origem. Voltarei para lutar por um Brasil, mais justo, democrático e sem discriminação."

A DRI segue com editais abertos acesse aqui  e assim como o Hugo, aproveite a oportunidade de viver novas experiências.