UFOP recebe visita de representantes de universidades holandesas participantes do programa Living Lab Biobased Brazil

Na última quarta-feira, 09 de novembro, a UFOP recebeu representantes de universidades holandesas para uma visita à nossa universidade. Dentre os visitantes estavam o pesquisador sobre Energia e Recursos de Base Biológica do programa Living Lab Biobased Brazil, Jappe de Best (Avans University of Applied Sciences), e os professores Marliene Bos (Zuyd University of Applied Sciences), Gino van Strijdonck (Zuyd University of Applied Sciences), Iarima Silva Mendonça (HZ University of Applied Sciences), Benno de Vries (Avans University of Applied Sciences), Jack Doormenik (Avans University of Applied Sciences) e Phoebus Panigyrakis (HZ University of Applied Sciences).

Durante a visita, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer várias  instalações da universidade, como por exemplo os Laboratórios de Construção Civil, de Materiais de Construção, de Microscopia Eletrônica, de Química Tecnológica e Ambiental, de Fitotecnologia e o Laboratório Multiusuário da UFOP. O Prof. Jack Doormenik pode ainda conhecer alguns dos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), no Campus João Monlevade.

Considerando a impossibilidade de os colegas da Holanda irem até São João del Rei durante esta missão por Minas Gerais, alguns professores da UFSJ também se juntaram à visita na UFOP, o que tornou as atividades ainda mais interessantes. São eles: professores Renan Fernandes Bastos, Cristiane Medina Finzi Quintão, Keyller Bastos Borges, Maíra Nicolau de Almeida, Victor Augusto Araújo de Freitas e Liliane Sade.

Durante toda a manhã os visitantes foram acompanhados pela equipe da DRI e pelos professores da UFOP Leandro Vinícius Alves Gurgel, Bruno Eduardo Lobo Baeta, Sérgio Francisco de Aquino, Orlando David Henrique dos Santos, Júlia Castro Mendes (de forma online), Renan Fernandes Bastos e Edgar Gregory Torres Saravia, além das Doutorandas do nosso programa de pós-graduação em Engenharia Civil, Bruna Almada, Fernanda Elói, Vanessa Pereira, Marina Altoé.

Já o período da tarde foi dedicado às apresentações sobre os projetos de pesquisas de cada um dos visitantes da Holanda, além de uma fala de estudantes que realizaram estágios por meio do programa: a estudante estrangeira Hannah Beyer (Avans University of Applied Sciences), que está na UFOP neste momento, e o nosso estudante Luiz Henrique Lopes Rigotto, que esteve na HZ University of Applied Sciences no primeiro semestre deste ano.

O objetivo principal da visita foi apresentar aos visitantes os projetos desenvolvidos na universidade, proporcionando discussões que identificassem possibilidades de cooperação com a UFOP. A expectativa é que esse encontro fortaleça as parcerias entre a universidade e os representantes holandeses de forma que mais oportunidades de internacionalização e intercâmbio sejam oferecidas no âmbito do programa Living Lab Biobased Brazil.