Conheça os estudantes PEC-G da UFOP aprovados para a Bolsa Mérito

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP tem o prazer de divulgar os alunos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) aprovados para a Bolsa Mérito.

A Bolsa Mérito é um auxílio do Ministério de Relações Exteriores (MRE) concedido a estudantes estrangeiros do PEC-G com desempenho acadêmico excepcional. As bolsas de estudo por mérito são concedidas àqueles alunos que demonstram, através das atividades acadêmicas realizadas durante a estadia no Brasil, dedicação ao curso, desenvolvimento de habilidades especiais, alto coeficiente acadêmico e envolvimento com a comunidade. Além disso, também é concedida com o intuito de promover a diversidade e inclusão nas redes universitárias do país.

Recentemente, a DRI divulgou o Edital 26/2022/DRI para seleção e indicação de estudantes PEC-G à Bolsa Mérito. Dentre os 5 alunos indicados, todos foram aprovados pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE). Trata-se de um feito inédito para a UFOP, que até então apenas havia aprovado 2 estudantes, em 2 edições diferentes.

Quem são os alunos aprovados?
Os alunos Henri Joel Mahugnon Dossou (Benin, África), estudante de Direito, Lucia Ngomo Mbela (Guiné Equatorial, África), estudante de Administração, Maria Estefany Ramos Redondo (Honduras, América Central), estudante de Medicina, Seli de Pina Agues (Cabo Verde, África), estudante de Medicina e Zico Pedro Tonego (Guiné Bissau, África), estudante de Medicina, foram os aprovados pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) para o recebimento da Bolsa Mérito durante o primeiro semestre de 2023.

Os estudantes contemplados expressaram seus agradecimentos pela oportunidade e compartilharam conosco um pouco do sentimento que tiveram ao receber a notícia da conquista da Bolsa Mérito.

Zico conta que o alcance afetou de maneira positiva sua vida pessoal e acadêmica e que está se sentindo muito mais animado em continuar se esforçando no ritmo de estudos. Para ele, ganhar a bolsa também significou uma ajuda nas necessidades básicas do dia a dia.

A bolsa possibilita maiores investimentos nos estudos desses alunos. “A Bolsa Mérito foi muito importante para mim porque me ajudou a comprar material de estudo para que eu pudesse continuar sempre me dedicando”, conta Henri. “Me permitiu sempre dar o melhor de mim e estar entre os melhores.”

A motivação aos estudos é o principal objetivo do programa. É através dele que esses alunos poderão se tornar mais engajados dentro das universidades e fora delas. Maria Estefany afirma que “a Bolsa mérito é um ótimo exemplo para dizer que todo esforço tem a sua recompensa.”

Além disso, na dedicação aos estudos, esses alunos passam por diversos desafios. Seli reflete: "estudar nem sempre é sinônimo de bons momentos, por vezes é desgastante, chato e chega ser desesperador. Mas parafraseando o velho ditado: "Os seus sonhos não têm pernas mas você tem, então vá atrás deles." E confesso que essa "perseguição" não tem sido nada fácil. Evoluir dói, crescer é desafiador, mas colher os frutos da nossa dedicação e perceber que nenhum dos nossos esforços foram em vão, não tem preço: faz tudo valer a pena!”.

Lucia concorda e diz que a vida acadêmica pode ser por vezes estressante, mas que ter ganhado a Bolsa Mérito é uma prova de que está no caminho certo, e de que está aproveitando as oportunidades que a universidade coloca à disposição. “A importância dela para mim é de motivação adicional e sempre é uma alegria enorme quando o outro valoriza o esforço que colocamos em aquilo que fazemos.”

Em agradecimento, Seli finaliza seu relato. “Quero por meio deste registrar minha gratidão e mérito, primeiro, à Deus por tudo que ele me confiou e capacitou almejar e à minha família que mesmo longe se faz perto a cada momento: tudo que fiz e irei fazer será guiado pelo amor estratosférico que eles sentem por mim, porque o que eu sofri, eles sofreram o dobro, o que eu suei, eles suaram o dobro e o que eu sonhei, eles sonharam junto comigo, largando a mão até dos próprios sonhos. E por fim, mas longe de ser o menos importante à UFOP pelo acolhimento (professores, colegas, profissionais em geral) e ensino.

A DRI parabeniza a todos os estudantes pela conquista e dedicação. Agradecemos pela confiança e nos disponibilizamos para apoio e suporte dentro da universidade a qualquer momento!