Chega ao fim a edição anual do Chinese Bridge Online, com participação intensa de membros da UFOP

A Universidade Normal de Hebei e o Instituto Confúcio organizaram o Chinese Bridge Online em sua primeira edição virtual. Em anos anteriores, o evento contou com o formato de competições presenciais na China, quando participantes de vários países se reuniam para as eliminatórias.

Porém, a edição de 2021 foi alterada para o modelo de um curso online e intensivo de língua e cultura chinesa. Dessa forma, entre os dias 13 e 21 de janeiro deste ano, as(os) estudantes selecionados do Brasil tiveram acesso a aulas gravadas e a encontros virtuais com professoras(es) e representantes da universidade chinesa. Ao todo, o grupo era composto por aproximadamente 160 pessoas, selecionadas de diferentes universidades brasileiras, sendo 39 ligadas à UFOP. Estudantes de graduação, pós-graduação e servidoras(es) docentes e técnicas(os) compõem a lista de alunas(os) da turma do curso.

Em cada aula, um tema diferente guiava as atividades daquele dia. Culinária local, escrita de caracteres chineses, celebrações e festivais, aspectos de saúde e da Medicina Tradicional Chinesa, turismo e situações cotidianas da China (como ir às compras, por exemplo) foram tópicos abordados durante os sete momentos de interação ao vivo do curso. Por meio da plataforma online própria da Universidade Normal de Hebei, Chinese Plus, representantes da instituição apresentaram atividades orais, de escrita e vídeos interativos abordando como é viver em Hebei.

A turma contou ainda com o apoio do monitor Júlio Cézar Kattah, ex-aluno do curso de Engenharia Geológica da UFOP. Júlio teve seu primeiro contato com a Universidade Normal de Hebei durante um evento organizado pela CAINT, e agora é estudante de Mestrado em “World Economics” na instituição chinesa. Sua participação no curso foi fundamental, atuando como interlocutor entre os professores chineses e os alunos brasileiros, além de atuar nos vídeos produzidos para o curso.

Na cerimônia de encerramento do curso realizada no dia 21 de janeiro, Jaqueline Pinheiro Schultz, atual Coordenadora de Assuntos Internacionais da CAINT, pôde parabenizar a Universidade Normal de Hebei pela excelência na organização do Chinese Bridge Online, além de agradecer as(os) participantes da UFOP que tiveram a oportunidade de fazer parte de um evento tão importante quanto este. A fala de Jaqueline contou também com o reconhecimento do empenho da Profa. Ana Qiao, Diretora Chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Normal de Hebei, no desenvolvimento da relação entre Brasil e China.

Apesar de algumas dificuldades enfrentadas pelas(os) estudantes e professoras durante as aulas, ocasionadas pela instabilidade de conexão à internet e pela novidade de uma recém-inaugurada plataforma de ensino, a experiência do curso foi muito positiva, como conta as alunas da UFOP:

Júlia Cassiano, graduanda do curso de Nutrição

Kelly de Castro, aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

A CAINT agradece a Universidade Normal de Hebei e o Instituto Confúcio pela oportunidade e inclusão da UFOP no Chinese Bridge Online. Um agradecimento especial a Júlio Kattah por sua atuação enquanto monitor do curso, a UFOP se orgulha muito das suas conquistas! Mais ofertas de aprendizado de idiomas e imersão cultural estão por vir, então siga nossas redes sociais e fique atento às próximas oportunidades.