DRI seleciona estudantes para mobilidade acadêmica com auxílio financeiro na Montanuniversität Leoben (Áustria)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP torna público o Edital 11/2023/DRI/UFOP para seleção e concessão de auxílio moradia e alimentação a candidato ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2023 na instituição Montanuniversität Leoben (Áustria), no âmbito do programa MUL - Grant for Incoming (MULgraIN). A mobilidade ocorrerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024 e os estudantes deverão cursar, no mínimo, uma carga horária de 20 créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) na universidade de destino e ser aprovado em todas as disciplinas.
A Montanuniversität Leoben é uma antiga e renomada universidade da Áustria que oferece programas acadêmicos internacionais em estreita ligação com a tecnologia e a ideia de economia verde. Para mais informações, acesse a página da universidade. O programa MUL - Grant for Incoming (MULgraIN) foi implementado pela universidade austríaca como forma de incentivar e facilitar a realização de mobilidade acadêmica por parte de estudantes de instituições parceiras selecionadas.
O auxílio concedido consiste na oferta de acomodação gratuita em quarto individual no alojamento “Mineroom” e de um voucher de alimentação mensal no valor de 50 euros, pelo período de até 5 meses, perfazendo o equivalente a € 2.148,00,00 (dois mil, cento e quarenta e oito euros) em auxílio.
O candidato deverá listar, no formulário de inscrição, de 5 a 6 disciplinas que pretende cursar, considerando, numa análise prévia, a possibilidade de aproveitamento ao retornar da mobilidade. A princípio, estão aptos a participar estudantes dos seguintes cursos de graduação da UFOP: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Química Industrial.
Para se inscrever, o candidato deve cumprir requisitos relacionados à integralização do curso, rendimento acadêmico, proficiência na língua inglesa (nível B2+), dentre outros requisitos. A lista completa de requisitos e documentos está disponível no Edital
As inscrições vão até o dia 1 de maio de 2023.
Todos os candidatos que forem classificados para a 3ª fase do processo seletivo deverão realizar um teste de proficiência em língua inglesa que ocorrerá no dia 09 de maio. O resultado final da seleção será divulgado no dia 12 de maio.
Para conhecer mais sobre a Montanuniversität Leoben e sobre a experiência de estudantes da UFOP que já estiveram em mobilidade na instituição austríaca, confira as publicações do Passaporte UFOP, no Instagram da DRI (@driufop) e a lista “Intercambista Amigo”, disponível em nosso site.