Encerrada a oferta dos cursos do Programa “Destino: Brasil”: Saiba como foram as atividades

Os cursos virtuais do Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES - “Destino: Brasil” oferecidos pela UFOP, "Música Brasileña” e  “Brazilian Food “tasted” by Nuclear Magnetic Resonance”, tiveram suas últimas aulas nos dias 17 e 25 de agosto, respectivamente. O Programa foi uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), por meio do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), com o objetivo de oferecer cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais e promover o Ensino Federal no exterior, além de disseminar aspectos da cultura brasileira no âmbito internacional. Na UFOP, o Programa foi coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).

Ao todo,  103 cursos foram oferecidos entre julho e agosto de 2021, por 42 instituições, nas modalidades síncrona, assíncrona e híbrida. Os dois cursos oferecidos pela UFOP foram:;  “Brazilian Food ‘tasted’ by Nuclear Magnetic Resonance”, ministrado em inglês pelo Prof. Marcus Vinícius Cangussu Cardoso (DEQUI), e  “Música Brasileña”, ministrado em espanhol, Prof.  João Fortunato Soares de Quadros Júnior (DEMUS).

Sobre a experiência como ministrante do curso Música Brasileña, o Prof. João Fortunato Soares de Quadros Júnior relata:

“Considero que a proposta acabou sendo mais interessante e representativa do que eu havia pensado inicialmente. Alunos de diferentes culturas adoraram conhecer mais sobre gêneros musicais brasileiros de grande repercussão internacional (como o samba e a bossa-nova), mas se surpreenderam com outros vários que ainda são muito pouco difundidos (como a catira e o lundu). As atividades síncronas do curso foram capazes de promover a aproximação dos participantes, eles conseguiram compartilhar experiência múltiplas durante o período de aula. Também foi possível notar que as atividades assíncronas permitiram o trabalho cooperativo entre os participantes.”

Para o Prof. Marcus Vinícius Cangussu Cardoso, “através do curso Brazilian Food ‘tasted’ by Nuclear Magnetic Resonance foi possível promover um pouco dos conhecimentos em ressonância magnética aplicada ao estudo de alimentos e também a integração entre diferentes culturas.

Sobre a importância de Programas como o “Destino: Brasil” para a internacionalização da Universidade, o Prof. João Fortunato Soares de Quadros Júnior também destaca:

“Considero que a experiência foi excelente, superando quaisquer expectativas iniciais, e espero que a oferta de cursos dessa natureza e em formato remoto seja cada vez mais frequente na UFOP".

Considerando as avaliações positivas recebidas dos participantes e ministrantes e a relevância da ação para a internacionalização da extensão,  os cursos da UFOP  serão oferecidos novamente, ainda este ano, em novembro.  Portanto, se você ficou interessado mas ainda não conseguiu participar, fique atento ao nosso site e nossas redes sociais para não perder essa segunda oportunidade.

Além disso, se você quiser saber mais sobre como foi a experiência dos bolsistas e dos ministrantes dos cursos, não perca as apresentações que ocorrerão no Encontro de Saberes, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro. Mais informações em breve no site do evento.