Estudante da UFOP é aprovado para mobilidade acadêmica internacional na Lakehead University (Canadá) por meio do programa ELAP

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP divulgou o edital para a seleção e indicação de estudantes de graduação e pós-graduação para realizar mobilidade acadêmica internacional na instituição Lakehead University, do Canadá, por meio do programa Emerging Leaders in the America’s Program (ELAP)

O programa ELAP foi instituído em 2009 pelo governo do Canadá com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo que fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. Para isso, o ELAP oferece oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses, nos níveis de graduação e pós-graduação.

Por meio de uma parceria com a Lakehead University, considerada uma das melhores instituições canadenses no quesito pesquisa, a DRI teve um estudante de pós-graduação selecionado para participar do programa. O estudante Frederico Luiz Martins de Sousa, mestrando em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração, iniciará sua mobilidade em Agosto. O aluno compartilhou sua alegria de poder participar do programa.

‘’Como estudante do ensino público minha vida toda, sempre sonhei em fazer um intercâmbio, mas achava algo perto do impossível devido aos custos, principalmente. Então, ser aprovado no programa ELAP para realizar parte do meu mestrado no Canadá não é apenas um marco acadêmico na minha vida, mas uma conquista pessoal muito significativa. Essa oportunidade é uma prova de que, com determinação, apoio, e um ensino superior de qualidade como temos na UFOP, alunos como eu podem chegar a lugares e atingir objetivos que antes pareciam inimagináveis.’’

‘’Além disso, também espero poder servir de um bom exemplo para outros alunos de origens semelhantes às minhas, demonstrando que é possível superar alguns dos obstáculos que temos no caminho e alcançar instituições internacionais de qualidade. Estou empenhado em aproveitar ao máximo esta oportunidade e mostrar que, com perseverança e resiliência, podemos alcançar o extraordinário.’’

A DRI parabeniza o candidato pela aprovação e tem a certeza de que ele representará muito bem a UFOP no programa ELAP.