Inscrições abertas para a primeira edição de 2024 do Celpe-Bras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a abertura das inscrições para a primeira edição de 2024 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa, e, por vezes, exigido pelas universidades para o ingresso em cursos de graduação e de pós-graduação e para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país, o Celpe-Bras é o único certificado dessa natureza reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro.

Para se candidatar, os interessados devem cumprir as três etapas do processo. A primeira etapa é o preenchimento do formulário. A segunda consiste no pagamento da taxa de inscrição. A terceira e última etapa é o envio dos comprovantes de inscrição e de pagamento para o e-mail isf@ufop.edu.br.

Para realizar o teste no Centro Aplicador da UFOP, os valores da taxa de inscrição são os seguintes:

- R$240,00 (duzentos e quarenta reais) - Público estrangeiro geral

- R$120,00 (cento e vinte reais) - Alunos estrangeiros regularmente matriculados na UFOP

As inscrições acontecem até o dia 1º de março de 2024 e devem ser feitas pelo Sistema Celpe-Bras. As provas serão realizadas entre os dias 23 e 26 de abril de 2024.

Para maiores informações, acesse o edital completo e a página no site da DRI sobre o Celpe-Bras.