skip to content

Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgam edital de processo seletivo para PEC-G e PEC-PLE

 

 

Os Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE) divulgam edital de processo seletivo aos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) para o ano letivo de 2025. Ambas envolvem a oferta gratuita de vagas pelas instituições de educação superior (IES) participantes do PEC-G a estudantes estrangeiros para cursos de graduação completa no Brasil, assim como para cursos com foco na obtenção de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Bras).

 

O PEC é um conjunto de atividades e procedimentos voltados para a cooperação educacional internacional, complementando outras iniciativas com base em acordos bilaterais vigentes. Ele se destaca pela formação e qualificação de estudantes estrangeiros, oferecendo vagas em cursos de língua portuguesa, graduação ou pós-graduação stricto sensu em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

 

Para participar é necessário que o candidato cumpra alguns requisitos, como:

- Ser nacional de país participante do PEC-G;

- Morar fora do Brasil;

- Não ser brasileiro nem ter pai ou mãe brasileiros;

- Não ter qualquer tipo de visto ou de Autorização de Residência para o Brasil, exceto visto de turista;

- Ter no mínimo 18 anos completos até a data definida no Edital.

 

Além disso, os candidatos que cursaram língua portuguesa durante o ensino médio devem comprovar proficiência de nível intermediário em língua portuguesa por meio do certificado Celpe-Bras ou do Instituto Guimarães Rosa (IGR). Já os interessados que não possuem certificado de proficiência, devem se inscrever no PEC-PLE, além do PEC-G.

 

As inscrições vão até o dia 23 de agosto de 2024 e devem ser feitas através do formulário disponível no edital.