Professor da UFOP ministra palestra na Université Paris-Saclay (França)

No dia 23 de novembro de 2023, o professor do Departamento de Química da UFOP, Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel, apresentou a palestra intitulada “Using biomass for a sustainable future: water and energy security” na Journée Scientifique Paris-Saclay, realizada na Université Paris-Saclay, na França. O evento foi organizado pelo professor Dr. Damien Prim, diretor da Graduate School Chimie de l’Université Paris-Saclay e contou também com a participação das pesquisadoras: a professora Dra. Liliane Catone Soares, do Departamento de Química da UFOP, e a Dra. Fernanda Jorge Gonçalves.

Os quatro pesquisadores são membros do projeto intitulado “Novos catalisadores à base de biomassas para síntese de cumarinas e oxidação do glicerol”, coordenado pelo professor Dr. Leandro Gurgel, através do programa Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (CAPES/COFECUB)

Este projeto é resultado de uma colaboração internacional entre os professores Dr. Laurent Gil, Dr. Leandro Gurgel e Dr. Damien Prim, iniciada em 2014 através do programa Ciência sem Fronteiras. Essa colaboração já promoveu o intercâmbio de alunos de pós-graduação e pesquisadores, e a publicação de artigos em revistas internacionais de alto fator de impacto.