Professoras da UFOP participaram do Internationalization in Higher Education Seminar promovido pela Embaixada dos Estados Unidos

Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2024, as professoras Katiane de Oliveira e Viviane Raposo, do Departamento de Ciências Biológicas (ICEB) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e do Departamento de Letras (ICHS) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, respectivamente, participaram do Internationalization in Higher Education Seminar, a convite da Embaixada dos Estados Unidos, em São Paulo.

O evento foi organizado pelo Regional English Language Office in Brazil (RELO) e aconteceu em comemoração aos 200 anos de parceria entre Brasil e Estados Unidos da América. A conferência contou com a participação de 50 professores de Instituições de Ensino Superior (IES) das 5 regiões do Brasil.

As professoras tiveram a oportunidade de discutir sobre o processo de internacionalização das IES e a implementação do English as a Means of Instruction (EMI) nos cursos de graduação e pós-graduação das universidades. Segundo elas, o seminário foi muito produtivo, pois tiveram a chance de trocar experiências com outros docentes sobre os processos de internacionalização e discutir possibilidades para o fortalecimento dessas ações e de parcerias entre a UFOP e outras IES.

As docentes realizaram uma apresentação intitulada How EMI came into my life: internationalization, experiences, challenges and institutional support from DRI - UFOP (International Relations Affairs). A palestra tinha como objetivo falar sobre o EMI e sobre as experiências das professoras com tal metodologia.

O EMI consiste no uso do inglês para ministrar disciplinas em países onde o idioma não é a primeira língua da população. Esse método foi abordado no curso on-line global de inglês do programa Online Professional English Network (OPEN), facilitado pela Universidade de Ohio (EUA), do qual as professoras participaram.