Professores da Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (França) visitam a UFOP

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) recebeu dos dias 4 a 11 de novembro de 2023, os professores Damien Prim e Delphine Joseph, da Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (França) para uma visita à UFOP e à cidade de Ouro Preto. Damien e Delphine foram recebidos por Anderson Gamarano, diretor de relações internacionais da UFOP e pelos professores Liliane Catone Soares, Leandro Vinicius Alves e Laurent Frederic Gil.

O objetivo da visita dos professores foi a promoção de discussões de temas de pesquisa em comum e a realização de três palestras para a comunidade acadêmica da UFOP. No total, aproximadamente 90 alunos de diversos cursos compareceram nas atividades.

Os docentes da UFOP envolvidos na visita relataram que receber os pesquisadores foi uma experiência muito enriquecedora e produtiva, tanto pessoal quanto profissional. A visita permitiu a disseminação dos trabalhos científicos realizados pelos grupos de pesquisa para a comunidade acadêmica da UFOP e também a troca de experiências sobre os mecanismos de funcionamento de pesquisa e dos ensinos de graduação e pós-graduação em ambas instituições.

Para Liliane, Leandro e Laurent, a visita de grandes pesquisadores estrangeiros como o Dr. Prim e Dra. Joseph contribui expressivamente para a internacionalização da UFOP.  Para eles, a promoção da internacionalização auxilia os pesquisadores da UFOP a se posicionarem no atual cenário competitivo da pesquisa científica internacional. O investimento em internacionalização é uma das ações do grupo de pesquisa (GFQO - Grupo de Físico-Química Orgânica) para atender a sua meta de excelência e evolução contínua.

O grupo já enviou alunos de pós-graduação para a Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e para École Nationale Supérieure des Mines D'Alès, ambas na França, e para a Technical University of Denmark na Dinamarca. Por meio do programa IAESTE e ao suporte da DRI/UFOP, os professores já tiveram a oportunidade de orientar alunas da Argentina, Bolívia e Bósnia Herzegovina.