Projeto Welcome realiza Cine DRI e visita ao Museu Casa Guignard

O Projeto Welcom da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) segue realizando as atividades do Calendário Cultural 2024, de forma a promover a interação dos estudantes estrangeiros da UFOP com a comunidade e cultura local.

No mês de maio a equipe de bolsistas realizou uma visita ao Museu Casa Guignard, seguida de uma sessão de cinema (Cine DRI) no anexo do Museu da Inconfidência. Ao todo participaram da atividade 26 estudantes estrangeiros, de diferentes países de origem: Angola, Camarões, Colômbia, Estados Unidos, França, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, República do Congo e São Tomé e Príncipe.

A atividade tinha como objetivo promover um momento de socialização entre os estrangeiros através da experiência do audiovisual. Antes da exibição do filme, os estudantes visitaram o Museu Casa Guignard, onde puderam ter um contato com a história do pintor Alberto Guignard, conhecido por retratar paisagens mineiras.

O filme escolhido para o Cine DRI foi “O Auto da Compadecida”, clássico aclamado da dramaturgia brasileira, que representa a potência criativa do cinema nacional. A atividade contou com uma breve contextualização da obra e do autor da peça original, Ariano Suassuna.