Projeto Welcome realiza Circuito BH com estudantes intercambistas da UFOP

Dando continuidade às atividades do Calendário Cultural de 2023, no dia 27 de maio a equipe de bolsistas do Projeto Welcome da DRI promoveu o “Circuito BH” com os alunos estrangeiros da UFOP.

Ao todo participaram 30 estudantes estrangeiros, vinculados aos programas Living Lab Biobased Brazil, GCUB-MOB, PAEC e PEC-G, vindos dos seguintes países: China, Colômbia, Croácia, Guiné-Bissau, Itália,  México, Moçambique, Nigéria e Quênia.

Dessa vez, os alunos foram conhecer a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O roteiro criado para a viagem contemplava diversos locais marcantes e visitados da cidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a história e cultura da sede administrativa do estado mineiro.

O dia teve início com a visitação de um dos cartões postais de Minas Gerais, o famoso Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão. Os estudantes visitaram o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) e a esplanada e, em seguida, seguiram para a segunda parada: o complexo da Pampulha. No local, os intercambistas conheceram alguns monumentos modernistas como a Casa do Baile, o Mirante São Luís e a Igreja de São Francisco de Assis.

A pausa para o almoço foi feita no Mercado Central de Belo Horizonte. Lá, os alunos tiveram a oportunidade de andar pelo comércio, experimentar comidas típicas da região mineira, comprar queijos, especiarias e souveniers.

Em seguida, foi a vez de conhecer a Praça da Liberdade, antiga sede administrativa de Minas. Os alunos puderam escolher quais museus nos arredores da praça gostariam de visitar, dentre as opções estavam: o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais Vale, o Palácio do Governo, o Centro Cultural do Banco do Brasil e o Espaço do Conhecimento da UFMG.

O dia foi encerrado no Mirante das Mangabeiras, onde os alunos puderam contemplar um belo pôr do sol e tirar fotos.