Projeto Welcome realiza tour pelo Campus Morro do Cruzeiro e pelo Campus Mariana

No mês de março, a equipe de bolsistas do Projeto Welcome realizou dois tours com os estudantes internacionais que chegaram ao Brasil em 2022, atividades que fazem parte do Calendário Cultural do projeto. O objetivo dos passeios foi facilitar o processo de adaptação e apresentar parte da estrutura dos campi da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Ouro Preto e em Mariana.

O primeiro deles ocorreu no Campus Morro do Cruzeiro, localizado em Ouro Preto, no dia 18 de março. Foram apresentadas as diversas áreas e departamentos da instituição para os alunos, iniciando no prédio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Além dos estudantes internacionais, o evento contou com a presença da recepcionista da DRI, Maria Cristina Coelho, que contribuiu com um panorama histórico das edificações da Universidade e da ex-bolsista do Projeto Welcome, Letícia Schinelo, que auxiliou na tradução e apresentação da Universidade aos estudantes em conjunto com a atual bolsista Julia Maria.

O segundo tour foi realizado pela cidade de Mariana, no dia 23 de março. O percurso contou com visitas aos pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Igreja São Pedro dos Clérigos, Praça Minas Gerais, o “Jardim de Mariana”, e o Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens. O trajeto incluiu, também, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP.  O tour foi guiado pelas bolsistas do Projeto Welcome, Erika Vicentini e Julia Maria e a partir do contato com a cultura marianense foi possível explorar mais sobre a história do Brasil contada pela cidade.

Participaram das atividades 11 estudantes internacionais, dos seguintes países: Colômbia, Moçambique, Nigéria e Venezuela.

Conheça o Projeto Welcome:

O Projeto Welcome é promovido pela Diretoria de Relações Internacionais e tem como objetivo auxiliar o público internacional em sua chegada e permanência na Universidade, além de promover atividades para integração com a comunidade acadêmica e com a cultura brasileira.

Uma das principais atividades do Projeto é o Calendário Cultural. Mensalmente são realizadas atividades presenciais e/ou virtuais com temas relacionados à região onde a UFOP está localizada, à cultura brasileira, além de temas de interesse geral com o objetivo de promover o diálogo intercultural e a integração.

Na programação do Calendário Cultural do mês de abril serão realizadas duas atividades. A primeira será o “Café Histórico: História de Ouro Preto e Mariana”, um encontro virtual no dia 29 de abril, para apresentar a história das duas cidades. A inscrição para a atividade pode ser realizada até as 12:00 do dia 28 de abril por meio deste formulário e o evento é aberto a todos os estudantes da UFOP. E a segunda atividade será um tour presencial pelos principais pontos turísticos de Ouro Preto no dia 30 de abril.

Para mais informações sobre o Calendário Cultural e demais atividades do Projeto, entre em contato com a equipe por meio do endereço de e-mail welcome@ufop.edu.br