Projeto Welcome/DRI realiza Oficina Culinária em parceria com professoras da Escola de Nutrição

No dia 22 de Agosto, a equipe de bolsistas do Projeto Welcome/DRI realizou uma Oficina Culinária com os alunos estrangeiros da UFOP, atividade que faz parte do Calendário Cultural do projeto. O objetivo do evento foi introduzir e ensinar o preparo de receitas tradicionais de Ouro Preto, retiradas do livro “Memória Culinária de Ouro Preto”. Os estudantes prepararam as receitas “Pão de Queijo na Forminha”, “Broa de Laranja” e “Sonho de Goiabada”. Após o preparo, houve um café coletivo no qual todos desfrutaram dos resultados da Oficina.

A atividade foi realizada em parceria com as Professoras Maria Tereza de Freitas e Simone de Fátima Viana da Cunha, da Escola de Nutrição, que orientaram e conduziram a atividade dentro do Laboratório de Técnica Dietética da UFOP. As professoras são organizadoras do livro utilizado na oficina, publicado pela Editora UFOP em 2015 e que reúne pratos típicos de famílias ouro-pretanas. A obra “é fruto de um projeto de resgate parcial da Memória Culinária de Ouro Preto inserido no Programa de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial da cidade, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP”. O livro está disponível para download no repositório da UFOP, pelo Link.

Participaram da atividade 8 estudantes estrangeiros de diferentes países (Angola, Guiné-Bissau, Nigéria, Áustria, Argentina e Colômbia), dos programas PEC-G, FARA-TETFund, IAESTE, PAEC OEA/GCUB e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.