Seleção de propostas de estágios na UFOP para receber estagiários estrangeiros

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o edital 11/2024/DRI/UFOP para seleção de servidores interessados em receber estagiários estrangeiros presencialmente no segundo semestre de 2024 ou durante o ano de 2025. O edital é destinado à seleção conjunta de estagiários estrangeiros no âmbito de três programas:

● O programa Living Lab Biobased Brazil, que é o resultado de uma parceria entre Holanda e Brasil com foco em economia de base biológica, concentra-se em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. As vagas de estágio a serem oferecidas em projetos da UFOP relacionados com a temática do programa Living Lab Biobased Brazil serão destinadas a alunos de graduação das universidades holandesas parceiras.

● A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, que objetiva promover o intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando uma experiência prática relevante dentro da área de formação. Por meio do IAESTE, o estudante estrangeiro tem a possibilidade de realizar estágio na sua área de estudo, além de receber auxílio para cobertura de suas despesas básicas com alojamento e alimentação (no caso das vagas presenciais). Para esta opção, é também possível a oferta de estágios na modalidade remota.

Convênios bilaterais.  A UFOP possui acordos de cooperação acadêmica com diversas instituições estrangeiras ao redor do mundo, o que abre a possibilidade para a recepção de estudantes estrangeiros regularmente matriculados em tais instituições para atuarem como estagiários na UFOP.

Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos:

- Ser servidor docente ou técnico-administrativo em efetivo exercício;

- Possuir domínio do idioma proposto para a supervisão do estágio;

- No caso de oferta de vaga no âmbito do programa Living Lab Biobased Brazil, é necessário possuir projeto de pesquisa relacionado à economia de base biológica (tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável), temática do Living Lab Biobased Brazil, com estrutura para a recepção de estagiários.

As inscrições serão feitas exclusivamente no período de 15 a 31 de julho de 2024 por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no edital.

Para realizar a inscrição e saber mais informações, acesse o edital.