UFOP entre as 400 melhores universidades do mundo no Ranking de Impacto

A UFOP está entre as 400 melhores universidades do mundo, de acordo com o Ranking de Impacto da Times Higher Education (THE), divulgado no dia 21 de abril. A classificação é resultado de uma avaliação das instituições de ensino superior em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), a partir de indicadores nas áreas de pesquisa, administração, extensão e ensino.

Esta é a terceira edição do ranking, que avaliou 1.117 universidades de 94 países/regiões de todo o mundo. Com uma nota de 67,8 em 100, a UFOP figurou pela primeira vez no Ranking e atingiu a posição 301-400 do comparativo global, além de obter um resultado expressivo também no cenário nacional, ficando na 1ª colocação no estado de Minas Gerais, 4ª entre as universidades federais e 9ª entre 38 instituições de todo Brasil que participaram desta edição do ranking .

Entre os dezessete ODS, nossa Universidade foi avaliada em 15 deles, dos quais se sobressaíram:

• ODS 3: Good Health and Well-Being (Saúde e bem-estar)
    Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • ODS 2: Zero Hunger (Fome Zero e Agricultura Sustentável)
    Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.
  • ODS 4: Quality Education (Educação de qualidade)
    Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O ODS 17, Partnerships for the Goals (Parcerias e Meios de Implementação), foi obrigatório e avaliado em todas as universidades. Este visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A boa colocação da UFOP no ranking é consequência das inúmeras ações promovidas pela Universidade, como projetos de extensão, programa de bolsas acadêmicas, programa de assistência estudantil, políticas de diversidade e inclusão, dentre outras.

Acesse o resultado completo aqui.

A UFOP E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os ODS foram criados pela ONU como medida para tentar “erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade”. Na UFOP, a Agenda 2030 e os ODS estão presentes em diversos projetos e foram tema do Encontro de Saberes de 2020. Dentre as atividades do evento, destaca-se a Conferência “Cooperação entre universidade e sociedade para o desenvolvimento sustentável”, a qual contou com a participação de Felipe Castro, Diretor do Centro de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina e Caribe (CODS); Dra. Graça Maria Borges Freitas, Juíza da Vara do Trabalho de Ouro Preto; e Profa. Sandra Nogueira, docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora de Projetos, Infraestrutura e Meio Ambiente da UFOP.