UFOP participa do I Simpósio ARIFA-FARA-TETFund

Nos dias 28 e 29 de abril de 2022, a UFOP esteve representada no I Simpósio do Programa Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África - ARIFA ( Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa), que ocorreu na Universidade Federal de Viçosa, na cidade de Viçosa.

O Programa ARIFA é uma iniciativa do Fórum de Pesquisa Agrícola na África - FARA (Forum for Agricultural Research in Africa) e do Fundo Fiduciário de Educação Terciária da Nigéria - TetFund (Tertiary Education Trust Fund) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com a participação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). O objetivo do Programa ARIFA é reestruturar o setor agrícola africano para garantir a segurança alimentar no continente por meio da formação de 5000 profissionais em 10 anos. As instituições brasileiras têm contribuído com o Programa por meio da formação dos profissionais em nível de mestrado, com ofertas de cursos ministrados em língua inglesa.

Com o tema “Estratégia de Reequipamento Pedagógico para o Sistema de Pesquisa e Inovação Agrícola da África: Lições do Brasil”, o Simpósio teve como objetivo o fortalecimento institucional dos Centros de Excelência do TETFund e o desenvolvimento de uma estratégia de dimensionamento para um modelo ARIFA em toda a África, em parceria com outros Fundos Fiduciários Africanos de Educação, incluindo Gana, África do Sul e Libéria. Além disso, as instituições brasileiras apresentaram suas experiências de recepção dos primeiros estudantes nigerianos em cursos de mestrado, a partir de 2020. Para a expansão do Programa, FARA e TetFund assinaram um acordo com a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), o que possibilitará a participação de mais instituições brasileiras no Programa ARIFA, além da inclusão do financiamento para  doutorado e pós-doutorado por meio do Programa.

O evento contou com a participação do Embaixador da Nigéria no Brasil, Professor Mohammad Ahmad Makarfi, representantes do FARA, do TETFund, representantes das 6 instituições brasileiras participantes do Programa ARIFA, além dos estudantes beneficiados pelo Programa, que são professores universitários na Nigéria. Representando a UFOP, participaram do evento a Diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz, o Coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Gamarano e os estudantes nigerianos matriculados no Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais, Muhsin Hasan Kafinga e Ibraheem Kabir, e o estudante Umeh Emmanuel Chukwuebuka, matriculado no Mestrado em Educação Matemática.

A programação do primeiro dia do Simpósio foi transmitida por meio do canal da UFV no YouTube e está disponível nos seguintes links:

A UFOP recebeu os três primeiros estudantes pelo Programa ARIFA em agosto de 2021, os quais iniciaram as atividades online, incluindo aulas de Português como Língua Estrangeira. Em março de 2022 os estudantes chegaram a Ouro Preto para as atividades presenciais e há a expectativa de recepção de mais um estudante para o Mestrado em Educação Matemática. A participação no Programa ARIFA-FARA-TETFund tem contribuído com a internacionalização da pós-graduação na UFOP considerando a oferta de disciplinas em língua inglesa e o aumento no número de estudantes internacionais, além de ser uma iniciativa de cooperação Sul-Sul que contribui com o desenvolvimento do continente africano.