UFOP recebe novos estudantes internacionais de graduação para o semestre letivo 2022/1

No dia 25 de julho a UFOP deu início ao ano letivo de 2022 com a retomada das aulas da graduação. De forma a acolher os novos alunos estrangeiros ingressantes na Universidade no semestre letivo 2022/1, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realizou, no dia 20 de julho, a Reunião de Boas-vindas.

O encontro  teve como objetivo apresentar a Universidade e fornecer orientações sobre a vida acadêmica e estadia no Brasil, contando com a participação da Profª. Tânia Rossi Garbin, Pró-Reitora de Graduação; das Professoras Tutoras: Profa. Irce Fernandes Gomes Guimarães (Engenharia de Produção - Ouro Preto) e Profa. Cristiane Marcia dos Santos (Ciências Econômicas); e da equipe da Diretoria de Relações Internacionais: Jaqueline Schultz, Diretora de Relações Internacionais; Anderson Gamarano, Coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais; e Ana Luiza Borges Pessoa, Erika Vicentini e Júlia Esteves, bolsistas da DRI.

A reunião destinou-se à recepção dos quatro novos alunos do programa PEC-G, vindos de Angola, Camarões, Guiné-Bissau e Peru, para os cursos de Engenharia de Produção (Ouro Preto), Ciências Econômicas, Medicina e Sistemas de Informação, além de duas estudantes de mobilidade internacional por meio de acordos de cooperação da UFOP com a Universidad de Jaén (Espanha) e com a Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México), as quais estão matriculadas em disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Minas.

Já na sexta-feira, dia 22/07, o Projeto Welcome deu início às atividades do Calendário Cultural do segundo semestre por meio da realização de um tour pelo Centro Histórico de Ouro Preto. A atividade, que começou com um almoço no Restaurante Universitário do Campus Morro do Cruzeiro, foi guiada pelas bolsistas do Projeto Welcome, Erika Vicentini e Julia Esteves. Os estudantes puderam visitar pontos turísticos famosos da cidade, como por exemplo o Museu do Oratório, a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência e a Igreja do Pilar, bem como tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura da cidade de Ouro Preto e da história do Brasil e de Minas Gerais. Participaram do tour alunos dos seguintes países: Camarões, Guiné Bissau, México, Nigéria e República Democrática do Congo.

Nos próximos meses a UFOP receberá  ainda estudantes para realização de estágios presenciais e online por meio dos programas IAESTE e Living Lab Biobased Brazil. Serão recebidos, remota ou presencialmente, estagiários dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, Colômbia, Índia, Polônia e República Tcheca.

A DRI deseja as boas-vindas a todas/os estudantes que iniciam suas atividades nos Campi da UFOP e segue à disposição para prestar suporte no sentido de contribuir com a integração e permanência na Universidade.