UFOP recebe visita de professores da School of Public Policy da University of Calgary no Canadá

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP recebeu, entre os dias 13 e 15 de maio, os professores Freddy Cáceres e John Hayes, representantes da School of Public Policy - University of Calgary, Canadá.
No sábado, 13, os visitantes foram conhecer a empresa Samarco Mineração e o novo distrito de Bento Rodrigues. Os representantes da UFOP que acompanharam essa visita foram: os professores Hernani Mota, Rita Pedrosa Santos e Tatiana dos Santos, todos do DEMIN/EM/UFOP, além do diretor de Relações Internacionais, Anderson Gamarano.
Já no dia 14, domingo, foi o momento de conhecer atrações turísticas da cidade de Ouro Preto. Os professores visitantes, juntamente com representantes da UFOP, conheceram o Centro Histórico, visitaram a Mina du Veloso, o Museu da Inconfidência e o Museu Boulieu.
No dia seguinte, segunda-feira (15), a DRI realizou, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEM), o evento “Mineração e seus impactos ambientais, conflitos sociais e interações entre indústria, academia e órgãos governamentais”. O evento aconteceu de forma presencial e em língua inglesa no Auditório do Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN).
O encontro foi dividido em duas partes. O horário da manhã contou com apresentações do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (Prof. Alberto de Freitas Castro Fonseca); do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral (Prof. Hernani Mota) do Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais (Prof. Isaac Daniel Rudnitzki); do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais - GEPSA (Profa. Karine Gonçalves Carneiro); e por fim dos professores visitantes da University of Calgary.
Já a parte da tarde contou com a apresentação das representantes da companhia de mineração Vale: Ângela Araújo, Cristiane Casar e Luiza Grossi. Ao final das apresentações e dadas as considerações finais, os visitantes foram conhecer o Museu de Ciência e Técnica e a Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas da UFOP.
Este evento foi uma ótima oportunidade para estreitar os laços entre a UFOP e a UCalgary, podendo gerar muitos frutos para nossa instituição. A DRI e os professores envolvidos seguem em contato para tratar das próximas ações que envolvem essa importante parceria.