UFOP recebe visita de professores da Universidad de Atacama (Chile)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP recebeu nos dias 4 e 5 de agosto, três professores da Universidad de Atacama (Chile) para uma visita à UFOP e à cidade de Ouro Preto. Foram recebidos a Dra. Ana Rivera, Diretora do Departamento de Engenharia Metalúrgica, o Dr. Alexis Guzmán, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Estratégico da Faculdade de Engenharia denominado "FIUDA 2030" e Coordenador do Mestrado em Engenharia Metalúrgica, e o Dr. Diego Nascimento, professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Matemática.

O objetivo da visita dos professores da Universidad de Atacama foi fortalecer o acordo de cooperação com a UFOP e buscar as boas práticas em termos de divulgação de programas de graduação e pós-graduação, estratégias e programas de P&D e identificação de possibilidades e atividades conjuntas com foco em pesquisas nas áreas de Engenharia de Minas, Engenharia Geológica e Engenharia Metalúrgica.

No dia 4 de agosto, a delegação da Universidad de Atacama visitou a Diretoria de Relações Internacionais e posteriormente a Reitora Cláudia Marliére a recebeu na Reitoria da UFOP. Também participaram da reunião , o Vice-Reitor da UFOP, Hermínio Arias Nalini Júnior, a Diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz, o Coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Gamarano e o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Thiago Cazati. Após a reunião na Reitoria, os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Inconfidência.

No dia 5 de agosto, a delegação visitou a Escola de Minas no Centro Histórico e teve a oportunidade de conhecer o Museu de Mineralogia e o Museu de Ciência e Técnica. Os professores da Universidad de Atacama foram recebidos pelos Diretores da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior e Cláudio Eduardo Lana, e também pelos Técnicos responsáveis pelos Museus, Daniela de Oliveira Pereira e Anderson Vital Sales. Também acompanharam a visita a Vice-Chefe do Departamento de Geologia, Maria Augusta Gonçalves Fujaco, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Isaac Daniel Rudnitzki e a Representante Titular da Escola de Minas na Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter), Karla Boaventura Pimenta Palmieri.

Em visita ao Campus Morro do Cruzeiro, iniciando pelo Departamento de Engenharia de Minas, a Profa. Ana Rivera fez uma apresentação sobre a Universidad de Atacama, com foco na Faculdade de Engenharia, a qual oferece cursos e desenvolve pesquisas em áreas semelhantes à Escola de Minas da UFOP.
Os professores da Universidad de Atacama visitaram os laboratórios do Departamento de Engenharia Minas, do Departamento de Geologia, do Departamento de Metalurgia e Materiais e do Instituto Tecnológico Vale e tiveram a oportunidade de dialogar com os coordenadores, docentes e técnicos dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mineral, Evolução Crustal e Recursos Naturais, Engenharia de Materiais e Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração e com a coordenação da Unidade EMBRAPII-UFOP. Além dos laboratórios, os professores da Universidad de Atacama visitaram a Coordenadoria de Convênios (CCON) e o Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE) em busca de boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos.

Em dezembro de 2021 a UFOP assinou um acordo de cooperação com a Universidad de Atacama, o qual possibilita a mobilidade de docentes, discentes e técnicos e outras atividades conjuntas entre todas as áreas correlatas entre as duas instituições. A partir da visita dos professores da instituição chilena foram identificadas possibilidades de atividades conjuntas, como o desenvolvimento de pesquisas, a oferta de cursos de português e de espanhol, o intercâmbio de materiais entre o Museu de Mineralogia da UFOP e o Museu de Mineralogia da Universidad de Atacama, além da mobilidade acadêmica entre as duas instituições.