UFOP recebe visita de representantes da Universidade de Lille (França)

Na quinta-feira 23 de junho, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFOP recebeu a delegação da Universidade de Lille (França) composta por Kathleen O'Connor, Vice-Presidente para Redes Internacionais e Europeias, François-Olivier Seys, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Sociais e Territoriais e Thomas Heckly, responsável pelo Escritório de Relações Internacionais da referida Faculdade da instituição francesa.

O objetivo da visita da delegação da Universidade de Lille foi identificar possibilidades de cooperação com a UFOP nas áreas de Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Gestão e Urbanismo. O encontro aconteceu pela manhã na Sala de Reuniões do ICSA, em Mariana, e contou com a presença do Diretor do Instituto,  Prof. José Benedito Donadon Leal, do Vice-Diretor, Prof. Harrison Bachion Ceribeli e da Secretária Executiva da Diretoria do Instituto, Júlia de Melo Arantes, além da Representante do ICSA na Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter), Profa. Maria Lucília Borges, do Departamento de Jornalismo (DEJOR).

Também participaram da reunião, representando os cursos e departamentos do ICSA, o Chefe do DEJOR, Evandro José Medeiros Laia, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Denise Figueiredo Barros do Prado, o representante do Departamento de Ciências Sociais (DECSO), Prof. Paulo Monteiro Nunes, o representante do Departamento de Economia (DEECO), Prof. Carlos Eduardo da Gama Torres, o Coordenador do Curso de Administração, Fábio Viana de Moura, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA), Victor Maia Sena Salgado e a Discente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA), Thamires Brum da Costa.

Representando as áreas da UFOP relacionadas mais diretamente ao tema de Urbanismo, participaram da reunião Karine Gonçalves Carneiro, Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DEARQ), a Profa. Sulamita Fonseca Lino , também do DEARQ e o Prof. Christiano Ottoni Carvalho, representante do Departamento de Engenharia Urbana (DEURB).

Durante a reunião os representantes da Universidade de Lille apresentaram a Faculdade de Ciências Econômicas, Sociais e Territoriais, e os representantes da UFOP apresentaram brevemente os cursos e principais projetos desenvolvidos. A expectativa é que encontros online específicos das áreas correlatas sejam agendados posteriormente para discussão sobre possíveis projetos em parceria.

A UFOP possui acordo de cooperação com a Universidade de Lille desde 2009 e neste período mais de 40 estudantes participaram de programas de mobilidade entre as duas Universidades.