Universidad Nacional de Tres de Febrero divulga convocatória para a BIENALSUR 2025

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul (BIENALSUR) é um evento para a exposição de projetos artísticos e/ou curatoriais organizado pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), universidade pública argentina.

A BIENALSUR tem como propósito reivindicar o direito à cultura e contribuir para a criação da cidadania cultural. A singularidade de seu formato e sua abordagem colaborativa e em rede fomentam a expressão artística de cada região, permitindo que suas características únicas e suas perspectivas relativas sejam reconhecidas e valorizadas. Além disso, esse ambiente promove o desenvolvimento do pensamento crítico de forma autônoma, desvinculado das narrativas canônicas e aberto a práticas alternativas no universo da arte e da cultura. Isso se reflete em suas formas de produção, exposição, circulação e consumo, incentivando uma abordagem mais inclusiva e diversificada.

Esta convocatória é destinada a artistas e curadores de qualquer nacionalidade para apresentação de seus projetos artísticos e curatoriais, em que os selecionados farão parte da 5ª edição a realizar-se em 2025 em museus e centros culturais em diferentes países.

As inscrições serão efetuadas online por meio de uma plataforma disponível em espanhol e inglês. As propostas devem estar alinhadas com as teorias contemporâneas de arte e cultura, buscando contribuir para a reflexão, problematização ou oferecendo novas perspectivas e abordagens diante da diversidade de experiências vitais em nossa era.

A Chamada Internacional para a BIENALSUR 2025 estará aceitando inscrições até o dia 8 de abril de 2024

Para saber mais informações e ter acesso à plataforma de inscrição, acesse o site oficial da BIENALSUR.